O princípio Holográfico

Há milênios existe em todas as grandes tradições um princípio segundo o qual “o que está em cima, está embaixo” e também “o microcosmo reproduz o macrocosmo”.

Por outro lado, a experiência transpessoal descrita pela psicologia transpessoal, tem como uma das suas manifestações essenciais uma vivência segundo a qual o todo está em todas as partes. Uma descoberta recente tende a confirmar, no plano da física, essas afirmações e vivências: o holograma.

O holograma é uma chapa fotográfica, que, por meio de um sistema laser, reproduz um objeto ou pessoa em três dimensões, no espaço. Se cortarmos essa chapa em duas ou quatro, obteremos duas ou quatro reproduções do conjunto. A informação do conjunto encontra-se em todas as partes. Tal princípio levou o neurologista Privam a enunciar uma teoria holográfica do cérebro; ele seria um holograma em que a informação do todo estaria distribuída em todos os lugares. David Bohm emite a teoria segundo a qual o próprio universo seria um vasto holograma. No plano genético encontramos a totalidade da informação em todas nossas células. Cortando um embrião de cavalo em quatro, obtém-se quatro cavalos vivos. O mesmo pode-se dizer da nossa sociedade, pois se encontra em todos os espíritos humanos através da informação cultural. Podemos ainda afirmar, como faz Edgard Morin ao enunciar o princípio holográfico que ele endossa inteiramente, que o “mundo está em nosso espírito, o qual está no nosso mundo”. O nosso espírito-cérebro “produz” o mundo que produziu o “espírito-cérebro”.

Isso nos leva a uma teoria não fragmentada da informação que seria comum ao mundo da matéria, da vida e dos programas. Além da Física, Biologia, falta uma ciência que agrupe o estudo inter-disciplinar dos programas e da informação ao nível da matéria, da vida e dos seres inteligentes, mais particularmente humano. Uma ciência que compararia as leis e a informação que regem a microestrutura e macro do universo físico, a biogenética, psicologia animal e humana, assim como a antropologia cultural. Seria o estudo do que chamamos de holoprogramação. Poderíamos chamar esta nova ciência de Holoprogramática.

edgedoll.com